Topo

Blog Daora

Para conhecer a Coreia

Pedro Marques

09/08/2019 15h05

Bibimbap, mexido de arroz coreano (crédito: Eduardo Knapp/Folhapress)

A cozinha coreana não é exatamente popular entre os paulistanos. Entre os motivos, destaco a localização dos restaurantes que ficam, em sua maioria, no Bom Retiro, epicentro dessa comunidade, mas que não desperta grandes interesses por quem não trabalha ou mora por ali. Ao contrário do bairro da Liberdade, por exemplo.

Esse fim de semana, porém, há boas oportunidades para conhecer a região e, claro, alguns dos pratos mais apreciados pelos imigrantes e seus descendentes. É que de hoje até domingo acontece na praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro,  o 13º Festival da Cultura Coreana.

O evento terá bandas de K-Pop, gênero musical que já tem milhares de fãs no Brasil, apresentações de Taekwondo e várias barracas com receitas preparadas pelos restaurantes da região. Espere encontrar pratos como o burgogui (churrasco com molho agridoce), bibimbap (um tipo de mexido de arroz), kimchi (conserva apimentada que costuma ser feita de acelga e outros vegetais) e frango frito.

São sabores mais picantes aos que estamos acostumados – os coreanos são conhecidos mundialmente pela tolerância à pimenta. Mas são muito gostosos e vale a pena conhecê-los.

E, se você ainda estiver na vibe asiática, o restaurante Aizomê faz no sábado a sua feirinha, batizada de Aizomê Ichiba. A graça aqui é provar os pratos do premiado estabelecimento por valores mais acessíveis.

O tempurá de camarão com maionese apimentada e ovas de massagô sai por R$ 25, enquanto o karê udon (macarrão grosso com caldo de curry japonês) custa R$ 30. Também é possível comprar produtos artesanais japoneses, como missô e geleia de yuzu e saquês selecionados por Alexandre Tatsuya Lida, da Adega de Sake.

Aizomê Ichiba
Onde: alameda Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista
Horário: sábado (10), das 11h às 16h
Telefone: (11) 3251-5157

13º Festival da Cultura Coreana
Onde: praça Coronel Fernando Prestes, s/ nº, Bom Retiro
Horário: sexta a domingo (11), das 11h às 21h

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora