Topo

Blog Daora

Por mais livros de gastronomia

Pedro Marques

31/07/2019 15h15

Pudim de cupuaçu, uma das receitas que a chef Heloisa Bacellar apresenta em seu novo livro (crédito: Romulo Fialdini/Divulgação)

Recebi esses dias o novo livro da chef Heloisa Bacellar, Cozinha Brasileira – Histórias e Receitas, e admito que fiquei um pouco chateado. Não pelo livro, claro (falo dele mais embaixo). É que o mercado de livros de gastronomia anda bem em baixa no Brasil. Alguns anos atrás, todo mês havia uma boa leva de lançamentos, entre títulos escritos por chefs daqui e outros traduzidos.

Com a crise dos últimos anos, o dinheiro secou para esse tipo de livro. Um dos motivos é que eles costumam ter custo de produção mais alto por causa das fotos, da impressão em papel de mais qualidade e da capa dura. Outro motivo é que nem sempre dão muito retorno.

Quem consegue publicar são chefs mais famosos, muitos com programas na TV ou que fazem sucesso nas redes sociais, ou são livros de receitas para dietas da moda (tem um dedicado aos hambúrgueres vegetarianos, por exemplo). É ruim pela falta de opções, é ruim porque é um reflexo do setor como um todo, que tem despertado menos o interesse do público em geral.

Por isso é importante ver obras fora desse perfil sendo lançadas. Lembrando que a chef Heloísa Bacellar está longe de ser uma desconhecida. Seu empório/restaurante, o Lá da Venda, é muito elogiado, assim como seu conhecimento. Só que ela não é celebridade de TV. E precisou de patrocínio para fazer o livro.

Sobre o livro, é um bom ponto de partida para conhecer a cozinha brasileira. A chef dividiu os capítulos por regiões. Para cada uma delas, ela explica os principais ingredientes e apresenta as receitas mais importantes. Para quem quiser saber mais sobre nossa culinária, no entanto, recomendo História da alimentação no Brasil, de Câmara Cascudo, até hoje o principal tratado sobre o assunto.

Cozinha Brasileira – Histórias e Receitas
Heloisa Bacellar (texto) e Romulo Fialdini (fotografias)
Editora DBA
R$ 40; 144 págs.

Lá da Venda
https://ladavenda.com.br/

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora