Topo

Blog Daora

Churrasco grego, mas pode chamar de shawarma

Pedro Marques

18/01/2019 15h38

Kebab de carne do restaurante árabe Rosa do Líbano (crédito: Luciano Amarante/Folhapress)

Quem andou ou anda muito pelo centro de São Paulo com certeza já viu o famoso churrasquinho grego. Tiras de carne de origem suspeita são montadas em um espeto vertical giratório e são assadas por longos períodos. Na hora de servir, essa montanha de carne é "raspada" com uma faca e o recheio vai parar num pão francês. O suco artificial, muitas vezes chamado de antídoto, costuma sair de graça!

Embora não tenha boa fama aqui no Brasil, principalmente por causa das condições de higiene, é um sanduíche bem gostoso. Principalmente em suas versões originais, o shawarma ou kebab, que está cada vez mais presente na capital paulista. Isso porque o prato vem do Oriente Médio, entre eles Síria, Líbano e Turquia. E, por causa dos conflitos na Síria e em outros países da região, o Brasil começou a receber um número maior de refugiados de lá nos últimos anos.

Como acontece nas grandes migrações, os refugiados costumam trazer na bagagem suas receitas e tradições culinárias. Com isso, mais casas dedicadas ao sanduíche surgiram. O formato delas é parecido: sem grandes opções, servem basicamente os sanduíches com quatro opções de recheio – carne, frango e falafel, bolinho de grão-de-bico frito. Os preços não costumam chegar a R$ 20 e são praticamente uma refeição.

A maioria está na região central, onde muitos desses imigrantes também fixaram residência. Um dos mais famosos é o Syria, do libanês Ahmad Merhi, mais conhecido como Vovô Ali. Seu antigo restaurante, o Habib Ali, agora se chama Rosa do Líbano e continua servindo as iguarias árabes. Também é possível encontrar esses sanduíches em outros bairros. Um que fui recentemente e gostei é o Shawarma do Brimo, na Alfonso Bovero, na Pompeia. O nome Brimo, aliás, é porque o dono é primo de um dos donos do Shawarma Anwar, que fica na mesma avenida.

Se você nunca provou, tá aí uma boa chance de conhecer um prato típico da cozinha árabe e que foge das manjadas esfihas e quibes que você encontra em qualquer lugar.

Al Janiah
https://www.aljaniah.com.br/

New Shawarma
Rua Barão de Ladário, 907, Brás

Rosa do Líbano
Av. Rio Branco, 443, Campos Elíseos
Telefone: (11) 3224-8868

Shawarma Anwar
Av. Prof. Alfonso Bovero, 453
Telefone: (11) 3864-8211

Shawarma do Brimo
Av. Prof. Alfonso Bovero, 1028
Telefone: (11) 2367-5603

Syria
Av. São João, 1.248, Santa Cecília

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora