Topo

Blog Daora

O legado de Anthony Bourdain

Pedro Marques

28/06/2019 16h59

Barack Obama, ex-presidente dos EUA, e o chef e apresentador de TV Anthony Bourdain comeram em um restaurantes simples de Hanoi, em 2016

No dia 25 foi celebrado o primeiro Bourdain Day, uma homenagem ao famoso chef e apresentador de TV Anthony Bourdain, que se suicidou no ano passado. Idealizada pelos chefs Eric Ripert e José Andres, a data, porém, ganhou sentido maior do que simplesmente lembrar da vida e obra do chef norte-americano: cuidar da saúde mental das pessoas que trabalham na indústria de bares e restaurantes dos EUA.

A pressão da jornada na cozinha, que consome várias horas e deixa pouco espaço para descanso e vida pessoal, e os baixos salários no setor são algumas das razões que fazem com que essa categoria tenha sua saúde mental mais abalada que outras. Bourdain, por sinal, relatou esses problemas, como abuso de álcool e drogas, em seu primeiro livro, Cozinha Confidencial.

Em vários estados dos EUA, foram realizadas ações de prevenção ao suicídio entre trabalhadores da indústria de bares e restaurantes. Restaurantes também doaram parte do lucro obtido no dia para instituições públicas que ajudam a tratar doenças psiquiátricas.

A dupla Ripert e Andrés também anunciou uma bolsa de estudos para alunos do famoso Culinary Institute of America (CIA), escola de gastronomia onde Bourdain se formou. Batizada de Anthony Bourdain Legacy Scholarship, a bolsa tem o objetivo de levar alunos da escola a viajarem por um semestre para outros países e conhecerem a cultura e a comida estrangeiras.

"Essa é a chance de jovens cozinheiros seguirem o mesmo caminho de descobertas e curiosidade que Anthony trilhou", disse Ripert, em um post no Instagram. Que Bourdain siga inspirando mais pessoas, cozinheiros ou não, a descobrir novas comidas e culturas e a cuidar de sua saúde mental.

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora