Topo

Blog Daora

São Paulo é sua!

Pedro Marques

28/12/2018 14h31

O concorrido Eataly deve ficar mais fácil de visitar neste começo de ano (crédito: Bruno Santos/Folhapress)

Ano Novo é um período que muita gente – com razão – prefere ir para longe da capital paulista. Compreensível, já que calor combina muito mais com areia fofa e mar que com o asfalto quente da cidade. Particularmente, prefiro ficar por aqui. Afinal, já pego trânsito e muvuca o ano inteiro, e não me parece sensato ir à praia justamente para enfrentar mais um pouco de caos.

A vantagem de ficar por aqui no primeiro mês do ano é que São Paulo se torna automaticamente mais agradável com milhões de pessoas fora. E aí aproveito para ir a lugares que normalmente não colocaria os pés. Não por que são ruins. É que geralmente a bagunça e/ou filas de espera gigantes são de desanimar o mais paciente dos seres humanos.

O Mercadão fica muito mais gostoso de visitar sem a tradicional muvuca (crédito: Bruno Santos/Folhapress)

Os principais lugares que costumo visitar estão no Centro. Começo pela a Zona Cerealista, na rua Santa Rosa, procurando por temperos, nozes e castanhas, azeites e outros produtos que custam consideravelmente mais caro fora dali. Sem a muvuca tradicional, é bem mais fácil conseguir ver as lojas com calma e ainda conseguir a atenção dos vendedores. Do outro lado do Rio Tamanduateí, está a Paula Sousa, rua famosa pelos equipamentos para restaurantes. Há coisas muito boas também para as cozinhas "normais" em lojas como Di Pratos, Frigo e outras.

Dali atravesso e vou para o Mercadão, mais para ver os açougues e peixarias. Bom que no começo do ano rolam umas promoções – especialmente de bacalhau que não saiu durante o Natal. Por certo, pule o sanduíche de mortadela, grande demais e sem graça. Melhor pegar um táxi e dar um pulo na Casa do Porco – outro lugar concorrido e que deve estar mais vazio nesse primeiro mês.

Fora do centrão, considere o Eataly, na região do Itaim/Vila Olímpia. O empório especializado em produtos italianos e seus restaurantes com certeza valem uma visita mais tranquila. Para tomar cerveja artesanal, o sempre disputado Empório Alto dos Pinheiros também costuma ficar mais habitável, com mesas disponíveis na área externa. O Tan Tan Noodle Bar, que recentemente passou por uma reforma para ampliar seu salão, é outro endereço para conhecer/revisitar nesse período.

Claro, essa lista pode ser bem maior. Conta aí embaixo qual lugar que você aproveita para ir nessa época do ano?

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora