Topo

Blog Daora

Cerveja (artesanal) para todos os lados

Pedro Marques

26/10/2018 15h48

A Cervejaria Tarantino, localizada na Zona Norte de São Paulo (crédito: Divulgação)

Quando o movimento das cervejas artesanais começou a ganhar força, no começo da década, ele escolheu um canto de São Paulo para se instalar: os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, na Zona Oeste. É lá que estão casas pioneiras, como Cervejaria Nacional, Empório Alto de Pinheiros, e o De Bruer, especializado em brejas especiais feitas no Brasil.

Felizmente, isso não é mais uma exclusividade dessa região e está cada vez mais fácil tomar uma boa cerveja em outros lados da cidade. Não só porque muitos bares passaram a oferecer geladas de estilos como India Pale Ale, Porter e Imperial Stout, mas também porque pequenas cervejarias estão abrindo em bairros fora desse eixo.

Primeiro, elas começaram a abrir no Centro: a Dogma, uma das marcas mais queridas entre os apreciadores de geladas, instalou uma pequena fábrica na Santa Cecília, onde faz bebidas que nem sempre chegam às prateleiras das lojas especializadas. O bairro também foi o escolhido pela Cervejaria Central, que faz toda sua produção ali.

A nanocervejaria Escambo, que faz sua própria cerveja, na Vila Mariana (crédito: Divulgação)

Na Vila Mariana, o hostel Escambo, que também era um espaço para as geladas artesanais, deixou para trás o seu lado de hospedagem e agora é uma nanocervejaria, fazendo algumas cervejas em pequenos volumes, feitas para serem consumidas ali mesmo. Inaugurado em março deste ano na Chácara Santo Antônio, o Vórtex Brewhouse também aposta em receitas próprias. E a Cervejaria Tarantino, no Jardim Pereira Leite, perto do bairro do Limão, abriu suas portas neste segundo semestre.

Além de oferecer uma opção para moradores de outros bairros, que não querem ou não podem se deslocar para a Zona Oeste, esses locais se destacam por fazerem as próprias cervejas. Isso ajuda no preço, já que a bebida não precisa ser engarrafada nem distribuída para outros pontos. Também ajuda no frescor: assim que uma cerveja está pronta, ela é engatada e servida. E, quanto mais nova, melhor é a gelada.

Cervejaria Central
Rua Jesuíno Pascoal, 101, Vila Buarque
Tel: (11) 4116-3818

Cervejaria Tarantino
Onde: Rua Miguel Nelson Bechara, 316, Jardim Pereira Leite
T: (11) 99942-6499

Dogma
Onde: Rua Fortunato, 236, Vila Buarque

Escambo
Rua Coronel Oscar Porto, 33, Vila Mariana

Vórtex Brewhouse
Onde: Rua Alexandre Dumas, 1129, Chácara Santo Antônio
Telefone: (11) 5184-0526

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora