Blog Daora

PUBLICIDADE
Topo

Blog Daora

México gostoso

Pedro Marques

22/02/2019 15h46

Taco ao pastor, carro-chefe do El Fogoncito, recém-inaugurado em São Paulo (crédito: Divulgação)

Dia desses estava ajudando minha esposa a fazer um chili com carne e fiquei pensando como a cozinha mexicana é mal representada por aqui (assim como a chinesa, mas vou falar disso em outro texto). Praticamente todos os restaurantes "mexicanos" por aqui são, na verdade, "tex-mex" – uma variação nascida no estado do Texas (EUA) que inclui ingredientes e técnicas do país vizinho, mas é diferente do que os mexicanos comem.

Até porque o México é um país grande e com muitas influências regionais. Há pratos encontrados apenas na Cidade do México, que são diferentes dos da Riviera Maia ou de Ciudad Juarez, que fica fronteira com os EUA. Mais ou menos como acontece no Brasil.

Muitos deles quase não aparecem por aqui, como o mole poblano, molho feito com uma variedade de pimentas regionais e chocolate, geralmente servido com frango. Ou os chiles rellenos, pimentas recheadas com carne de boi, porco ou frango, empanadas e fritas.

Alguns anos atrás, era possível descobrir mais dessa gastronomia por causa da chef Lourdes Hernandéz, que ficava à frente da Casa dos Cariris. Só que ela voltou a seu país natal em 2014. Como legado, deixou o cardápio do restaurante Hecho en Mexico (Itaim Bibi), que traz receitas com sua assinatura. De vez em quando, ela aparece aqui por São Paulo e cozinha em restaurantes de amigos, como a Comedoria Gonzales, do chef Checho Gonzales, ou a Taquería La Sabrosa, de Hugo Delgado.

Outra exceção é o La Mexicana (Vila Olímpia), da chef Antonieta Pozeta, que traz pratos mais tradicionais (tacos, burritos e quesadillas). Há uns bons anos, pedi com antecedência e a chef preparou mole poblano. De repente ela ainda faz isso, mas só indo lá para saber.

E, mais recentemente, chegou à cidade o El Fogoncito, filial de uma rede mexicana que tem como especialidade o taco ao pastor. Ele é feito como um churrasco grego (ou shawarma), com a carne girando em um espeto vertical. Também tem pratos pouco comuns, como as chalupas poblanas (carne desfiada sobre uma tortilha de milho tostada com azeite e lascas de queijo branco) e os sopecitos (tortilha com feijão refrito e recheios variados).

Não são muitas opções, mas já é alguma coisa para fugir do tex-mex de sempre e provar pratos mais parecidos com o que se encontra no norte do continente – mesmo que falte o ardor das comidas de lá.

El Fogoncito
https://www.fogoncitobrasil.com/

Hecho en Mexico
http://www.hechoenmexico.com.br/

La Mexicana
https://www.lamexicana.com.br/

Taquería La Sabrosa
Onde: Rua Augusta, 1474, Consolação
Telefone: (11) 2925-6189

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora