Topo

Blog Daora

Lugar de pastel é na feira

Pedro Marques

16/11/2018 14h14

Barraca de pastel em feira livre de São Paulo (foto: Danilo Verpa/Folhapress)

Dia desses estava procurando por uma refeição leve, equilibrada e saudável. Foi aí que entrei em uma pastelaria. São Paulo com certeza tem algumas muito boas, como a premiada Yoka, no bairro da Liberdade. A que eu fui era bem razoável. Algumas mesinhas, um balcão para sentar, atendimento organizado. Quanto aos pastéis, só elogios: massa sequinha e bem frita e bastante recheio. O pastel era um pouco mais caro que o da feira, porém justo.

Por outro lado, senti falta do clima do pastelzão de feiras roots. Claro, nem todo mundo gosta, com alguns bons motivos, como destacou o colega Marcos Nogueira há algum tempo em sua coluna/blog Cozinha Bruta, na Folha, empresa do mesmo grupo do UOL. https://cozinhabruta.blogfolha.uol.com.br/2018/01/23/os-12-maiores-micos-da-gastronomia-de-sao-paulo/. Acontece que a experiência de comer um pastel é totalmente diferente, por alguns motivos que valem a pena. Por exemplo:

Atendimento
Pode reparar, na feira sempre tem atendentes simpáticos, que depois de duas ou três visitas já começam a te chamar pelo nome e até sabem o que você vai pedir. E são eficientes! Mesmo que tenha muita gente pedindo, seu pastel sai rápido e quentinho.

Molhos
Na pastelaria que fui, havia apenas alguns sachês sem graça: mostarda, ketchup, maionese, pimenta e molho barbecue. Já na feira, as barracas se destacam justamente pela variedade de molhos: vinagrete, vinagrete apimentado, maionese artesanal e até kimchi, uma conserva coreana apimentada. Como os pastéis não são tão recheados, você completa com os molhos e parte para o abraço.

Variedade
Nas feiras, é menor. O que é bom. Você não perde tempo escolhendo o pastel. Além disso, você não corre o risco de pedir um pastel recheado com gorgonzola, calabresa, presunto, ovo e queijo. Nessas horas, menos é mais.

Economia
Na feira SEMPRE tem promoção! Varia de acordo com o pasteleiro, claro, mas, geralmente, se você pedir quatro pastéis, o quinto é de brinde. Quer levar pastel para a família inteira? Sem problemas, e você ainda economiza.

BÔNUS: Caldo de cana
Nem todas as pastelarias vendem caldo de cana. Na feira, porém, sempre tem uma barraquinha de garapa ao lado. Costumam ser generosos e ainda oferecem um chorinho.

Resumindo: a experiência na feira pode não ser tão confortável, mas é muito mais divertida. Sem falar que faz parte da cultura paulistana. Além disso, você pode aproveitar para comprar frutas, legumes e carnes frescas, não é? A seguir, alguns lugares para você comparar e tirar a prova.

Arte em Pastel
Onde: Rua Schilling, 491, Vila Leopoldina
Telefone: (11) 3645-1999

Feira da Aclimação
Onde: Rua Loureiro da Cruz, 14, Liberdade

Pastelaria Yoka
Onde: Rua dos Estudantes, 37, Liberdade
Telefone: (11) 3207-1795

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora