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Tem promoção no restaurante!

Pedro Marques

23/11/2018 13h48

Desconto de verdade é no Aniversário Guanabara, no Rio de Janeiro (crédito: Divulgação)

Bares e restaurantes, geralmente, não participam da Black Friday. Mas não quer dizer que não existam promoções e pegadinhas nessa área. As mais comuns são as chamadas "weeks". Restaurant Week, Tapas Week, Cofee Week, Peru Week e Negroni Week (aliás, as duas últimas foram temas de duas colunas aqui no Urban Taste) são alguns dos eventos organizados pelo setor ao longo do ano.

Esse formato começou no Brasil faz uns 10 anos, com a Restaurant Week, importada dos EUA, e uma fórmula simples: uma agência faz a organização, selecionando e convidando os restaurantes. Depois, os dois lados combinam quais pratos serão servidos por um valor mais atraente, fazem fotos e divulgam para o público. Para os restaurantes, valia a pena pela divulgação extra e por levar mais gente a comer fora em meses de movimento mais fraco. Para o cliente, era uma maneira de economizar e conhecer endereços às vezes bem caros, sem doer tanto no bolso.

Com o tempo, o conceito foi mudando. Em vez de uma semana, os eventos passaram a durar um mês, alguns até mais. E os descontos já não são aquela coisa – vários lugares escolhem um prato simples de seus cardápios e os colocam na promoção. Ou seja, aquele espaguete ao sugo que custava R$ 45 agora custa R$ 35. Talquei, é mais barato, mas não tem nada excepcional. O mesmo acontece com as outras weeks: há comidas com bons descontos e são exclusivas, enquanto outras são apenas um "disfarce" para justificar a presença no festival.

Assado de tira com batata recheada do Santo Dica, em promoção durante o Angus Week (crédito: Divulgação)

Quer dizer que todas são um mico? Não necessariamente. Recentemente fui ao Santo Dica, em Pinheiros, participante da Angus Beef Week, que vai até domingo (25). O assado de tira angus com batata recheada com bacon e queijo, por R$ 50, estava gostoso e o prato era grande. Além disso, o chope artesanal da casa custa R$ 5 durante o festival.

Mas, assim como você faz na Black Friday, é importante prestar atenção às promoções. Uma boa dica é comparar os preços do cardápio normal com as promoções. De repente, compensa mais escolher um prato clássico do que pedir alguma coisa só por causa de uma dessas weeks.

Santo Dica
Onde: Rua Capote Valente, 548
Telefone: (11) 3085-6306

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

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