Credo, que delícia
Que a criatividade do brasileiro na cozinha não tem limites, a gente já sabe. Invenções como pizza de frango com batata frita, taça salgada de estrogonofe, sushi de morango ou pão francês com leite condensado na chapa são coisas que causam tristeza em quem gosta de comer bem. Tudo bem gostar de uma gororoba de vez em quando, mas algumas combinações são intragáveis.
Nem toda invenção é horrível, felizmente. A "esperança", por assim dizer, veio com uma foto de um filé à parmegiana invertido, servido no Bistrô da Enoteca, em São Bernardo do Campo. De cara, pensei: "Ah, não, mais uma bizarrice culinária!" Depois de alguns minutos, porém, vi que o prato tinha bons ingredientes e, apesar de não merecer o nome "parmegiana", a combinação podia ser boa. Afinal, o prato tinha filé mignon, molho de tomate feito na casa e uma fatia de queijo empanada.
Na sequência, lembrei de alguns chefs, brasileiros e estrangeiros, que fizeram suas invenções e se saíram bem. O chef Heston Blumenthal, dos restaurantes The Fat Duck e Dinner, na Inglaterra, criou uma "fruta de carne", que na verdade é um patê de fígado de galinha e foie gras. O catalão Ferran Adrià, que comandou o premiado e hoje extinto El Bullí até o começo desta década, fez azeitonas líquidas, entre outras maluquices.
Aqui no Brasil, a chef Helena Rizzo, do Maní, tem sua versão de moqueca desconstruída, em que caldo e outros acompanhamentos são servidos separadamente. Já o chef Jefferson Rueda, da Casa do Porco, faz um inusitado sushi de papada de porco que agrada tanto brasileiros quanto orientais.
Em todos esses casos, as invenções não ficaram ruins, pelo contrário. O que importa, mesmo, é que os chefs saibam equilibrar sabores e apresentações – algo que demanda bagagem e técnica. Da próxima vez que se deparar com alguma coisa maluca, portanto, não tenha preconceito. Você pode se surpreender.
Bistrô da Enoteca
Onde: Avenida Kennedy, 38, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo
Telefone: (11) 2833-2883
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.