Topo

Blog Daora

Japonês sem sushi

Pedro Marques

20/07/2018 15h47

O ambiente do Taka Daru, que agora está sendo comandado pelo chef Uilian Goya

Que a cozinha "japonesa" caiu no gosto do paulistano não é novidade. Basta ver os rodízios de sushi e sashimi (uma invenção brasileira, por sinal), constantemente cheios, pelo menos em São Paulo. Também sou fã, mas ando cada vez com mais ressalvas em relação a esses lugares – a quantidade de cream cheese e outras invencionices que aparecem nos cardápios acaba tirando a característica principal dessa culinária: a delicadeza e o equilíbrio de sabores. E, como bom sushi é caro, tenho optado cada vez mais por outro tipo de restaurante japonês: os izakayas.

Em tese, um izakaya nem é um restaurante, é um boteco onde se vai para tomar cerveja e saquê. Tem ambiente mais informal, geralmente um balcão, onde você vê o cozinheiro preparando as coisas. E seria um desperdício ir até um deles e não comer. Não tem barquinho de sushi e sashimi, é comida mais de petisco, mas tem muita coisa boa: okonomiyaki, uma panqueca com vários recheios, coberta de maionese Kewpie (uma das mais vendidas do Japão) e flocos de bonito, que vão encolhendo com o calor e parecem estar vivos; takoyaki (bolinho de polvo de massa cremosa), berinjela com missô, buta no kakuni (barriga de porco cozida em caldo até desmanchar) e mais um monte de delícias.

Piri-karaague, frango empanado e servido com molho apimentado, no Izakaya Matsu

Meu prato preferido hoje em dia é o piri-karaague, frango empanado e frito com molho apimentado, do Izakaya Matsu, que merece a visita tanto pela comida quanto pela divertida equipe que trabalha por lá. Outro petisco que também mando para dentro sempre que desencano das calorias (ou seja, com frequência), é o katsu sando, sanduíche de porco empanado com pão miga e um molho que varia de lugar para lugar. É frequentemente chamado de katsu SANDRO – por favor, não passe essa vergonha.

A boa é que a lista de izakayas não para de aumentar em São Paulo e muitas casas estão fora da Liberdade, onde antigamente se concentravam esses estabelecimentos. Destaco o Tōki, para os lados de Pinheiros, e o Huto, no Campo Belo. Para quem curte novidades, o Taka Daru passou a ser comandado pelo chef Uilian Goya e está renovando o cardápio nas próximas semanas. Já entre os tradicionais, mereceria o inferno se não mencionasse o Izakaya Issa, da dona Margarida, proprietária que recebe a todos com muito carinho e simpatia. Vá, desencane do sashimi e do temakinho e seja feliz.

Huto
Onde: Rua Dr. Jesuíno Maciel, 682, Campo Belo
Telefone: (11) 5041-6809

Izakaya Issa
Onde: Rua Barão de Iguape, 89, Liberdade
Telefone: (11) 3208-8819

Izakaya Matsu
Onde: Avenida Pedroso de Moraes, 403, Pinheiros
Telefone: (11) 3812-9439

Izakaya Tōki
Onde: Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros
Telefone: (11) 3061-2349

Taka Daru
Onde: Rua Costa Carvalho, 234, Pinheiros
Telefone: (11) 3034-0937

 

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora