Tempo de bons drinques
O clássico negroni, que em 2019 completa 100 anos (crédito: Divulgação)
Como você já deve ter visto aqui mesmo no Urban Taste, a coquetelaria vai muito bem, obrigado, no Brasil. Se antes a gente tomava uma caipirinha ou uma batidinha com leite condensado suficiente para causar um ataque de hiperglicemia, o nível dos drinques feitos por aqui subiu bastante nos últimos anos, com opções para todos os paladares – desde os mais doces até os mais encorpados e amargos. Há várias explicações: mais interesse do público, empresas de bebidas querendo aumentar suas vendas e ingredientes melhores, por exemplo. Quem faz parte da turma que gosta de um bom trago, tem duas pedidas interessantes neste fim de semana para entender o que está acontecendo no copo.
No sábado (9), acontece em São Paulo o World Gin Day, destilado que mais cresce em popularidade no Brasil – entre 2016 e 2017, as vendas aumentaram 42%, segundo o instituto de pesquisas Nielsen – e que já está bem consolidado em outros países. Nessa reportagem do Urban Taste você fica sabendo mais sobre o movimento. Diversas marcas estarão no evento para apresentar seus rótulos. Mais que promover o destilado, porém, o evento vale a visita pelo time de bartenders que estará lá preparando diversos drinques autorais – entre eles Kennedy Nascimento, responsável pelos coquetéis do Riviera e de outros bares do grupo Vegas, Márcio Silva, do Guilhotina, e Adriana Pino (Méz). A entrada é paga (R$ 88 se comprar antes, pela internet, ou R$ 100 se comprar no dia) e dá direito a um gim tônica – mas pode ser que você ganhe uns goles nos estandes dos expositores.
O fim de semana também pode ser uma boa para visitar os bares que participam da sexta edição da Negroni Week, ação realizada pela Campari para divulgar o coquetel italiano, que em 2019 completa 100 anos. A receita mais conhecida leva partes iguais de gim (olha ele aí de novo), vermute tinto e Campari, mas a ideia é brincar e mostrar variações do clássico. Uma vantagem é que a ação estará espalhada por mais de 180 bares em Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Indaiatuba, Olinda, Piracicaba, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Sorocaba. Outro ponto bacana é que parte da renda obtida com a venda do drinque será destinada a instituições de caridade.
Claro, vale a ressalva: os dois eventos são apoiados e/ou patrocinados por empresas de bebidas. E elas não fazem isso de graça – pelo contrário, elas querem que você gaste e beba mais. Por outro lado, eventos como esses nem existiam por aqui há alguns anos e é bom saber que o Brasil entrou de vez na rota dos bons drinques. Hoje, só bebe mal quem quer. Aliás: se dirigir, não beba. Se beber, me chame!
World Gin Day
Onde: Casa Bossa – Av. Magalhães de Castro, 12.000 (Shopping Cidade Jardim)
Negroni Week
Onde: em 180 bares do Brasil
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