Topo

Blog Daora

Lugar de mulher é no bar. E onde ela quiser

Pedro Marques

08/03/2019 17h29

Dandara, coquetel criado por Michelly Rossi, do Fel, para a campanha Eu Bebo Sozinha. (Crédito: Tales Hideki/Divulgação)

Neste Dia das Mulheres, era esperado e muito justo que o papel das mulheres fosse celebrado na gastronomia, como neste texto de Isabela Marinho, que destaca restaurantes comandados por algumas das melhores chefs dos país, e neste outro post, do Maurício Sant'Iago, sobre coquetéis criados por barwomen.

Se por um lado a participação feminina é cada vez maior dentro de cozinhas e balcões, o mesmo não pode ser dito do que acontece do outro lado. Basta ver quantas mulheres se sentem à vontade para sair e jantar e/ou tomar um drinque sozinhas.

Existem explicações culturais por trás disso. Bares, por exemplo, são ambientes dominados por homens e mulheres sozinhas são vistas – equivocadamente – como disponíveis por uma parcela dos frequentadores. Nos restaurantes, é comum uma moça sozinha ser recebida como alguém que não tinha companhia ou que tomou um fora.

Agora, não quer dizer que esses estereótipos tenham que ser mantidos e reproduzidos ad infinitum. Por isso, vale muito destacar a campanha Eu Bebo Sozinha, criada por Michelly Rossi, chefe de bar do Fel (República). Como o nome sugere, a ideia é quebrar o padrão e defender "o direito das mulheres de ocuparem os espaços que desejarem". E isso inclui tomar um coquetel de boa, sem ser incomodada por marmanjo babaca.

Para acompanhar o projeto, Michelly também criou o Dandara, drinque inspirado em Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi e que lutou junto a ele pela libertação dos negros, mas que costuma não ter tanto destaque quanto o marido nos livros de história. Complexa, a bebida leva rum, vinho jerez manzanilla, amaro, aceto balsâmico e bitter de laranja.

É importante ressaltar que tanto a campanha quanto o Dandara foram criados para o Bacardí Legacy, campeonato mundial de coquetelaria promovido pela marca de bebidas. E que isso não é nenhum demérito, pelo contrário. Segundo Michelly, o projeto e o coquetel terão vida longa. Para lembrar que as mulheres podem ir aonde quiserem, quando quiserem, sem terem que se preocupar ou sentir medo.

Eu Bebo Sozinha
https://www.instagram.com/eubebosozinha/

Fel
Onde: Avenida Ipiranga, 200, Centro
Telefone: (11) 3237-2215

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora