Topo

Blog Daora

Fim de semana dos festivais gastronômicos

Pedro Marques

02/08/2019 13h05

Visitantes acompanham preparo de paella no festival Fartura de 2018 (crédito: Davilym Dourado/Divulgação)

O fim de semana em São Paulo tem duas opções bacanas para quem gosta de comer bem: o festival Fartura, que acontece no Jockey Club no sábado e no domingo, e o Comida de Herança, que ocupa o espaço Unibes Cultural nesta sexta-feira e no sábado.

O Fartura está em sua quarta edição e seu grande trunfo são as chamadas expedições realizadas pela organização, que viaja pelo Brasil em busca de pessoas, ingredientes e receitas. Desde que surgiu, já percorreu 77 mil km, visitou 264 cidades e entrevistou mais de 600 pessoas.

É esse conhecimento que embasa as escolhas dos expositores, que vão de pequenos produtores até nomes como Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia e Vista), Matheus Zanchini (Borgo Mooca), Vitor Generoso (do Divina Gula, em Maceió). As chefs Helena Rizzo, do Maní, e Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto, e outros, comandarão aulas teóricas e práticas de comida.

Já o Comida de Herança tem como foco os pequenos produtores e microempresários da gastronomia, que estarão lá vendendo queijos, chocolates, cafés especiais, pães, entre outros produtos. O mel, no entanto, é o principal destaque da edição – os organizadores querem destacar a importância da preservação das abelhas e sua contribuição para a preservação da vegetação brasileira.

Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo
Onde: Jockey Club São Paulo (Avenida Lineu de Paula Machado, 1263, Cidade Jardim).
Datas: 3 e 4 de agosto
Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.
Entrada: R$ 25 (inteira) e R$ 12 (meia entrada)

Comida de Herança
Onde: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré)
Datas: 2 e 3 de agosto
Horários: 10h às 20h
Entrada: gratuita

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora