Topo

Blog Daora

No Dia da Pizza, conheça versões diferentonas da redonda

Pedro Marques

10/07/2019 17h52

O pizza burger da Fre Forneria (crédito: Henrique Peron/Divulgação)

Se você perguntar a um paulistano quem faz a melhor pizza do mundo, muito provavelmente, ele vai citar algum restaurante da capital paulista. Já se essa questão fosse feita a nova-iorquinos ou napolitanos – que também são defensores ferrenhos de suas redondas – eles falariam que suas respectivas cidades fazem as melhores pizzas do planeta.

Massa mais fina? Mais grossa? Mais ou menos recheio? Depende muito de onde você nasceu e o que cresceu comendo. Um havaiano com certeza acha natural colocar abacaxi na pizza, da mesma forma que a combinação de lombo defumado com catupiry só existe por aqui.

Aliás, tem bastante pizza diferente feita nessa plagas, o que tira nosso direito de reclamar das receitas inventadas em outros países. O caso mais emblemático é o da Batepapo, em Guarujá, litoral de São Pãulo, que já colocou até um pneu em uma de suas redondas. O mais "normal" é ela fazer pizzas gigantes com vários sabores, às vezes misturando sabores salgados e doces em uma mesma massa, como essa abaixo que tem um coração recheado com brigadeiro entre a metade de calabresa e a metade de mussarela.

Ver essa foto no Instagram

 

# Feliz dia dos namorados.

Uma publicação compartilhada por @pizzariabatepapo (@pizzariabatepapo) em

Outras casas, por sua vez, procuram usar sabores conhecidos e já aprovados a muito pelos brasileiros. A Frê Forneria tem uma pizza burger (R$ 51): o disco de carne é coberto com queijo cheddar inglês e cebola caramelizada. Em seguida, é envolvido em massa de pizza e levado para assar.

A Famiglia Lucco, endereço bastante tradicional na Lapa, chama a atenção com sua redonda de estrogonofe, que leva filé mignon, molho de estrogonofe e batata palha. E não é difícil de achar casas por aí que sirvam combinações menos convencionais, como carne seca e mandioca ou carpaccio, rúcula e parmesão.

Para quem busca fartura, a Jesus Pizza é uma aposta. O recheio bem caprichado tem feito a fama de Jesus, que depois de se consolidar pelos arredores de Pompeia, Perdizes e Higienópolis, está abrindo unidades em outros cantos da cidade, como Tatuapé e Vila Leopoldina.

Além das combinações mais conhecidas, traz receitas "norte-americanas", como redondas com molho barbecue no lugar do molho de tomate, queijo, bacon, cebola roxa e presunto cru. E é uma das poucas casas que serve a "stuffed pizza", estilo bem comum em Chicago (EUA), com massa e borda altas.

Seja você tradicionalista ou não, São Paulo oferece versões para todos os gostos. Até os mais estranhos.

Famiglia Lucco
http://famiglialucco.com.br/

Frê Restaurante e Forneria
https://www.freforneria.com.br/

Jesus Pizza
https://www.facebook.com/jesuspizza1

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora