Topo

Blog Daora

Jamie Oliver faliu na Inglaterra. Não vai fazer falta

Pedro Marques

24/05/2019 12h52

A rede de restaurantes de Jamie Oliver faliu, mas ele continua muito rico (crédito: Divulgação)

A notícia da semana no mundo da gastronomia foi a falência do chef-celebridade britânico Jamie Oliver. Alegando problemas financeiros, o Brexit e outros motivos, o chef anunciou nesta semana o fechamento de 22 restaurantes no Reino Unido. Apenas três unidades continuarão funcionando – e a medida não afeta as lojas em outros países, incluindo o Brasil, que tem três, abertas no sistema de franquia.

Mas essa é uma falência entre aspas. Apesar de ter perdido uma boa grana – no total, Oliver injetou quase 20 milhões de libras nos últimos dois anos para manter sua rede funcionando –, sua fortuna pessoal é estimada pelo site Spear's em 240 milhões de libras. Foi construída com todo o mérito em cima de seus programas de televisão, livros e outros empreendimentos.

Ainda assim, foi uma paulada na reputação do chef-celebridade. Críticos e especialistas no mercado de alimentação britânicos, culparam o próprio Oliver pelo fechamento dos restaurantes. Em entrevista ao Mail Online, a analista de mercado Fiona Cincotta explicou a falência de maneira bem simples: pela comida que oferece, o restaurante é caro. E a marca "Jamie Oliver" estava sendo usada para inflar os preços.

Essa percepção não é exclusiva da analista – em vários sites de avaliações de restaurantes, especialmente o TripAdvisor, provavelmente o mais consultado, há uma série de comentários negativos falando a mesma coisa. Um jantar para duas pessoas, com bebidas, custava cerca de 100 libras.

Nada tenho contra restaurantes de chefs famosos. Casas como o Arturito (de Paola Carosella, do MasterChef), o Lilu (de André Mifano, do The Taste) e o CT Brasserie (de Claude Troisgrois, também do The Taste), são exemplos onde a conta é mais alta, mas a comida é boa.

Agora, pagar caro só para falar que comeu (mal) no restaurante da moda ou do chef fulano não me parece muito inteligente. E é por isso que os restaurantes de Jamie Oliver não vão fazer falta (a não ser, infelizmente, para os cerca de mil funcionários que foram ou serão demitidos nos próximos dias). Se um lugar não oferece boa comida, não gaste seu suado dinheirinho lá. Até porque tem gente que merece mais.

Arturito
Onde: Rua Artur de Azevedo, 542, Pinheiros
Telefone: (11) 3063-4951

CT Brasserie
Onde: Avenida das Américas, 3900, Loja 303, Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3252-2775

Lilu
Onde: Rua Francisco Leitão, 269, Pinheiros
Telefone: (11) 99746-0269

Jamie's Italian Itaim
Onde: Avenida Horácio Lafer, 61, Itaim Bibi
Telefone: (11) 2365-1309

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora