Topo

Blog Daora

Você ainda vai comer esse hambúrguer vegano

Pedro Marques

05/04/2019 16h17

O hambúrguer vegano da Impossible Foods até "sangra" (crédito: Divulgação)

Reconheço que estou longe de ser um entusiasta de dietas vegetarianas ou veganas. Existem centenas de pratos que não levam carne e são deliciosos, claro. Mas existem outros tantos que levam e são igualmente saborosos – e não me passa pela cabeça abrir mão deles.

De qualquer forma, compreendo e sou simpático à causa de que precisamos consumir menos proteína animal. Desde que passamos a contar com geladeiras para armazenar e conservar alimentos, o consumo de carne no mundo cresceu absurdamente.

Para dar conta dessa demanda, usamos cada vez mais espaço físico, tanto para criar os animais quanto para produzir ração para eles. Estima-se que um quarto da água potável e quase metade das terras férteis do mundo são, hoje, ocupadas para cultivar animais para o consumo humano. Uma conta que não fecha, especialmente em termos ambientais.

Por isso, vejo com bons olhos o surgimento e crescimento de empresas como a Impossible Foods, uma startup norte-americana que tem como missão criar um substituto à carne bovina feito apenas de plantas.

Aí você vai falar: "Ah, já existe hambúrguer vegano!" Certamente que sim. Só que a novidade dessa carne vegetal, chamada de Impossible Meat, é uma proteína chamada "heme", ou hemoglobina de legumes. Ela faz com que a carne vegana "sangre" e tenha textura e sabor iguais (ou muito parecidos) com o da carne bovina.

Por enquanto, a empresa conseguiu apenas fazer uma versão de carne moída "falsa", usada em hambúrgueres, almôndegas, molhos e recheios, como os de empanadas e pastéis, por exemplo. Ou seja, ainda vai demorar até conseguirem uma picanha malpassada de carne de mentira. Quem já provou, diz que não consegue sentir a diferença. Eu mesmo ainda não comi – por enquanto, a "carne impossível" só está à venda nos EUA, Hong Kong, Macau e Singapura.

O Impossible Whooper, que começou a ser vendido nesta semana em lojas nos Estados Unidos da rede Burger King (crédito: Divulgação)

Mas é questão de tempo até que essa carne de mentira esteja em um restaurante perto da gente. Nesta semana, a rede de fast-food Burger King começou a vender nos EUA o Impossible Whooper, que leva o hambúrguer vegano que sangra. Se tudo der certo (e parece que vai dar), o consumo de carne pode mudar bastante no futuro. No mínimo, o meio-ambiente vai agradecer.

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora