Topo

Blog Daora

Festa do bacon

Pedro Marques

31/08/2018 12h33

De tão amado, o bacon ganhou um dia só para ele (crédito: Pedro Marques)

Neste mundão tem um dia para tudo, desde astronauta até zelador. Sendo assim, por que não ter uma data para homenagear essa que é uma das maiores invenções culinárias deste planeta, o bacon? Foi isso que um grupo de estudantes norte-americanos pensou ao criar a comemoração, em 2000. A brincadeira pegou e agora a data é festejada no sábado que antecede o Dia do Trabalho dos Estados Unidos (que cai sempre na primeira segunda-feira de setembro).

Mais que uma oportunidade para comer essa delícia suína sem culpa, o Dia do Bacon reflete o que os americanos chamaram de Bacon Mania: uma fatia de bacon agora é mais que isso, é um item da cultura pop dos EUA, com cenas hilárias em seriados como "Os Simpsons" e "Parks and Recreation". O ápice disso é o programa "United States of Bacon", do canal pago Discovery, em que o rotundo apresentador Todd Fisher viaja por diversos estados para provar maluquices feitas com bacon.

Também é uma afirmação pessoal, especialmente contra todas as ondas que pregam uma alimentação saudável rigorosa. Veja bem, ninguém está dizendo que é para comer toucinho todo dia – até porque tudo em excesso faz mal, já dizia sua vó, sua mãe e eu. Mas é uma maneira de dizer que o sabor é importante e que, às vezes, é preciso relaxar.

Lá fora, os fãs – que não são poucos – aproveitam o dia para fazer uma tonelada de invenções com as fatias de porco douradas e crocantes. Vai não só em sanduíches, mas em salsichas, frango, em sorvetes e até em drinques – um bloody mary com uma fatia de bacon é uma combinação perfeita, acredite. Tem quem aproveite para comer a iguaria em todas as refeições do dia e, nos casos mais extremos, se fantasiar de bacon.

A Heinz pegou carona na data e lançou um ketchup com cebola caramelizada e bacon (crédito: Divulgação)

Já desse lado sul do continente, o toucinho é bastante usado em várias receitas (feijoada sem ele é quase heresia), mas não chega a ser tão venerado quanto nos EUA. O que não impede que a data seja comemorada. A Heinz, por exemplo, lançou um ketchup com cebola e bacon. O Big Kahuna Burger, nos Jardins, por sua vez, organiza desde 2013 o Bacon Day Festival, com vários pratos que levam o embutido.

O Blue Devil, do Big Kahuna Burger, leva 10 fatias de bacon (crédito: Divulgação)

Para esta 6ª edição, a casa aumentou a duração do evento, que começa amanhã (1) e vai até o outro fim de semana. "Era tanta fila que não dava para fazer em apenas um dia ou fim de semana", conta Renato Veras Jr., um dos sócios da casa. No cardápio especial, tem, entre outras coisas, camarão, dadinho de tapioca, milk shake e brigadeiro. Tudo com bacon, claro. Os burgers não ficam para trás: um deles tem 10 fatias de toucinho e outro leva uma fatia só – mas que pesa 150 g.

E, para quem não puder ou quiser ir até lá, a dica é procurar restaurantes, hamburguerias e lanchonetes que usam bacon artesanal, que é menos salgado, mais carnudo e leva menos conservantes – quase saudável. O importante é não deixar de comer o porco em sua máxima expressão – opções não faltam.

Big Kahuna Burger
Onde: Alameda Lorena, 53, Jardim Paulista
Telefone: (11) 3051-6268

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora