Topo

Blog Daora

Comida da quebrada

Pedro Marques

10/08/2018 14h14

O Hambúrguer do Chef, carrinho de sanduíches que fica na Parada Inglesa (Zona Norte de SP) é um dos integrantes do guia Prato Firmeza (crédito: divulgação)

São Paulo é uma cidade gigantesca em termos gastronômicos: há cerca de 12 mil restaurantes, 15 mil bares e 3 mil padarias. Os roteiros que destacam as melhores casas da cidade, porém, gravitam entre as regiões dos Jardins, Itaim e Pinheiros. Faz sentido, já que os chefs mais badalados (ou que querem vir a ser badalados) abrem seus restaurantes nesses bairros. Mas há muita comida boa fora desse eixo. Pelo menos é o que quer mostrar o guia Prato Firmeza, que chega à segunda edição.

Não espere encontrar no guia dicas de restaurantes com pratos decorados, técnicas mirabolantes ou ingredientes raros. A lista traz burgers, esfihas, tapiocas e outros petiscos "simplões" e que têm mais a ver com a quebrada. Tem acarajé e espetinhos em Heliópolis (Zona Sul), yakissoba no Pari (Zona Norte), comida vegetariana na Ponte Rasa (Zona Leste) e hambúrgueres e sanduíches no Jardim Alvorada (Zona Oeste). Para sua segunda edição, o Prato Firmeza praticamente dobrou: de 40 estabelecimentos, passou a listar 78.

O guia todo foi produzido por dez jovens, moradores das periferias paulistanas e estudantes da Escola de Jornalismo da Énois, e a iniciativa tem dado tão certo que neste ano o chef Rodrigo Oliveira, do premiado Mocotó (que também está na "quebrada", mais exatamente na Vila Medeiros, Zona Norte), abraçou a causa e vai realizar um evento de lançamento da versão impressa do guia (o lançamento oficial vai ser na Livaria da Vila, nos Jardins).

Quem também apoiou o projeto foi a TV Folha, do mesmo grupo do UOL, que exibe uma websérie de quatro episódios, cada um contando a história de quatro dos integrantes da nova edição. E, o mais bacana, é que o guia todo pode ser conferido online. Quem sabe você não encontra um programa diferente para fazer, do outro lado da ponte?

Prato Firmeza
Onde: escoladejornalismo.org/pratofirmeza/

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora