Topo

Blog Daora

Churrasco, não, barbecue

Pedro Marques

27/07/2018 18h18

A Churrascada conta com diversos estilos de churrasco, inclusive o barbecue dos EUA (crédito: divulgação)

Rainha das churrasqueiras brasileiras há umas boas décadas, a picanha tem visto sua supremacia ser desafiada com a chegada ao mercado de novos cortes de carne. Muitas dessas peças são retiradas do dianteiro do boi e vêm com nomes em inglês, como short ribs, shoulder e flat iron steak. Aí você pode perguntar: "Mas o dianteiro do boi não é carne de segunda?"

Mais ou menos. Conversei esses dias com Eduardo Cocco, diretor do frigorífico Cowpig, de Boituva (SP), que explicou que, em um boi comum, sem grandes cuidados, ela é mesmo mais dura e precisa ir para a panela (normalmente a de pressão). Já em um animal mais bem tratado, todos os cortes são mais saborosos e macios, os principais requisitos para ir à brasa.

Com a qualidade em alta, os churrasqueiros começaram a investir em novas receitas – mais especificamente em preparos comuns no churrasco norte-americano, como brisket, pork ribs e pulled pork. Se compararmos com nosso churrasco de fim de semana, com muita maminha, fraldinha e linguiça toscana, o barbecue americano ainda é um nicho, mas já tem gente se destacando.

O churrasqueiro profissional Daniel Lee, por exemplo, é o primeiro brasileiro a conseguir o título de juiz profissional de churrasco e costuma dar aulas sobre o assunto. Açougues como Beef Passion e Feed também aproveitam a onda, fornecendo cortes de alta qualidade e que funcionam perfeitamente para esse tipo de churrasco.

No Meating 360, chefs, fornecedores de carne e o público se encontram para comer e falar sobre churrasco (crédito: divulgação)

Há também eventos dedicados ao barbecue. Na Churrascada, festival que acontece no próximo fim de semana em um galpão no Brás, região central de São Paulo, mais de 30 chefs vão preparar de peito de pato a pernil de búfalo. Não por acaso, um dos destaques é a presença da dupla Mike Johnson e Christina Fitzgerald, do premiado restaurante Sugarfire Smoke House, de Saint Louis (EUA). E, apesar de a entrada custar nada módicos R$ 400 (com tudo incluso), os ingressos já estavam esgotados.

No Meating 360, que acontece às quartas-feiras no Lá em Cima, bar que fica no espaço Vila Butantan, Reinaldo Lee, conhecido por seu churrasco coreano, recebe chefs, donos de açougues e frigoríficos e o público interessado, que se encontram para trocar figurinhas e preparar um cardápio diferente a cada semana– há até carne de jacaré. Fora do circuito de eventos, o All In Burger, no Itaim, serve brisket, bacon e pastrami feitos à moda norte-americana. Sinais de que o barbecue veio para ficar. Só não vale torcer o nariz e achar que é carne de segunda.

All In Burger
Onde: Rua João Cachoeira, 289
Telefone: (11) 2738-3878

Churrascada
Onde: www.churrascada.club

Meating 360
Onde: instagram.com/meating360/

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora