Topo

Blog Daora

Um dia para a pizza

Pedro Marques

06/07/2018 12h02

La Regina, com tomate pelado, mussarela de búfala e manjericão fresco, da Pizzeria 1900 (crédito: Divulgação)

Pizza é aquilo que podemos chamar de alimento universal. Adorada por milhões de pessoas, está presente tanto no Brasil quanto no Japão. É fácil de encontrar, rápida de preparar e seus vários recheios agradam diversos paladares. Apesar de acharmos que ela vem da Itália, a receita é milenar e coisas parecidas foram feitas por egípcios, gregos, muçulmanos e até chineses.

Foi em Nápoles que a pizza encontrou sua sorte: se diz por aí (embora não comprovem) que foi em 10 de julho de 1889 que o rei Umberto I e a rainha Marhgerita provaram uma redonda pela primeira vez. Ela foi preparada pelo cozinheiro Rafaelle Esposito com mussarela, tomate e manjericão, para simbolizar as cores da bandeira italiana e batizada de margherita, em homenagem à rainha.

Pelo simbolismo, foi essa a data escolhida para celebrar o dia da pizza em vários lugares do mundo – incluindo São Paulo. A comemoração paulistana é mais recente, de 1985, e foi criada por Caio Luís de Carvalho, então secretário de turismo da capital paulista. Naquele ano, ele promoveu um concurso para escolher as dez melhores redondas de mussarela e margherita. A brincadeira deu certo e 10 de julho entrou para o calendário da cidade como dia de comer uma redonda.

Apesar do caráter comercial, pode se dizer que a homenagem é mais que justa: cerca de 600 mil pizzas são consumidas em São Paulo diariamente. A cidade só perde para Nova York, segundo a Apuesp (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo). No Brasil inteiro, há algo como 36 mil pizzarias, que empregam 360 mil pessoas e preparam 1 milhão de unidades por dia, faturando mais de R$ 20 bilhões anualmente.

Com tanto lugar fazendo pizza, é claro que alguns são melhores que outras. Impossível não falar da pizzaria Castelões, no Brás, a mais antiga da cidade, funcionando desde 1924, e que anda meio caída – a região não ajuda, mas vale a visita para provar a massa mais alta e borda grossa. A rede 1900 serve redondas mais ao estilo "brasileiro", de massa mais fina, quase crocante.

Nos últimos tempos, vêm se destacando casas empenhadas em fazer pizzas ao estilo napolitano, com massa de fermentação natural, recheios mais caprichados e tamanho individual – A Pizza da Mooca e a Napoli Centrale, dentro do Mercado de Pinheiros são as que mais gosto. Claro, cada um tem sua pizza preferida, seja de uma loja de bairro, seja de uma rede. Vale ficar de olho nas promoções que muitas casas fazem nessa semana e aproveitar para economizar uns caraminguás. O importante é celebrar com uma redonda no prato.

A Pizza da Mooca
Onde: Rua da Mooca, 1747, Mooca
(11) 3571-1221

Castelões
Onde: Rua Jairo Góis, 126, Brás
(11) 3229-0542

Napoli Centrale
R. Pedro Cristi, Pinheiros (dentro do Mercado de Pinheiros)
(11) 3031-1689

Pizzeria 1900
Onde: Rua Estado de Israel, 240, Vila Mariana (e mais sete endereços)
(11) 5575-1900

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora