Topo

Blog Daora

Vitória russa no Brasil

Pedro Marques

29/06/2018 17h54

O estrogonofe é o prato russo mais conhecido no mundo

De tanto ficar encasquetado que não tinha jogo da Copa hoje, acabei almoçando um estrogonofe e fiquei com as palavras "Rússia, Brasil, Rússia, Brasil" na cabeça – e no Google. Foi aí que me deparei com essa matéria do Folha Comida, que conta que o prato chegou ao Brasil faz mais de 70 anos, pelas mãos do chef russo Gregor Berezanski, que o preparava na boate Vogue, em Copacabana. Mal desconfiava ele que a receita cairia nas graças da alta sociedade carioca e, anos mais tarde, seria servida em milhares de restaurantes daqui. Sem dúvida, a maior vitória da Rússia no Brasil.

A versão russa é um tanto diferente da nossa: leva creme azedo (creme de leite batido com um pouco de suco de limão), tomate em cubos, caldo de carne, cogumelos frescos e tiras de carne e é servida com batatas salteadas ou purê de batata. Já o estrogonofe com ketchup, creme de leite de caixinha e champignon em conserva, arroz e batata-palha é uma adaptação 100% brasileira, feita pelas donas de casa que queriam servir pratos mais sofisticados para a família de vez em quando.

Lembro que quando eu era criança, minha mãe, que por sinal faz o melhor estrogonofe à brasileira que conheço (nem ouse duvidar), vivia dizendo que "era comida cara e de restaurante chique". Desconfio também que uma certa multinacional do setor de laticínios ajudou a popularizar a receita imprimindo-a em suas embalagens, mas isso é outra história.

A real é que hoje é bem difícil encontrar o prato em sua versão raiz. Em São Paulo, só sei de um lugar que serve a receita russa, o Maria Escaleira, que é um restaurante polonês – mesmo assim eles servem o estrogonofe com arroz, de tanto que estamos acostumados a comer o prato com esse acompanhamento.

E, antes que você estranhe, Polônia e Rússia têm tudo a ver quando o assunto é cozinha – a culinária do Leste Europeu, como um todo, tem várias receitas em comum, como borsch (sopa de beterraba com caldo de carne) e vareniques (ou pierogis), espécie de capelete com vários recheios e servido com cebola caramelizada por cima. Essas outras duas receitas dá para conhecer melhor no Polska 295.

Maria Escaleira
Onde: Rua Mourato Coelho, 53, Pinheiros
Telefone: (11) 2364-9913

Polska 295
Onde: Rua Simão Alvares, 295, Pinheiros
Telefone: (11) 3360-8090

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora