Topo

Blog Daora

Centro de SP, cada vez mais daora (para comer)

Pedro Marques

01/06/2018 12h05

Pelo menos para mim, o centro é um dos lugares mais daora de São Paulo. Comecei a andar por ali quando ainda era praticamente um menino e tinha cabelo, para comprar discos (de vinil, mesmo) na Woodstock e na Galeria do Rock. Das coisas que mais me impressionavam à época, e ainda impressionam, são a arquitetura do Theatro Municipal e do Vale do Anhangabaú e os calçadões com o movimento incessante de pessoas durante o horário comercial. Claro, já havia uma malandragem por ali que deixava as coisas meio perigosas, mas sempre achava que um dia aquele pedaço iria se recompor.

Sorvete de morango, suspiro e pimenta rosa, da Sorveteria do Centro (SP)

Quase 30 anos depois e não dá para dizer que as coisas ali estão muito diferentes – uma pena. Pelo menos um ponto melhorou, indiscutivelmente: a comida. Além de restaurantes clássicos como o La Casserole e o Gato que Ri, ambos no Largo do Arouche, a região passou a abrigar novidades como o Esther Rooftop, o Bia Hoi SP e uma filial do Z Deli. E o movimento não para: neste feriado mesmo foi inaugurada a Sorveteria do Centro, com receitas da confeiteira Saiko Izawa, que assina as sobremesas de outro ponto indispensável para comer bem no Centro: A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda.

A família Rueda, aliás, tem dado uma bela contribuição para a região: primeiro, com o Bar da Dona Onça, tocado por Janaína, esposa do chef, e, mais recentemente, com A Casa do Porco e o Hot Pork, que serve cachorros-quentes artesanais – as salsichas, por exemplo, não levam conservantes. Seria ingenuidade demais imaginar que bons restaurantes, por si só, tenham a capacidade de recuperar aquele pedaço da cidade. Por outro lado, vai ser bom ver mais pessoas visitando e (re)descobrindo o Centrão. Aqui vão algumas dicas para quem quer explorar a região.

La Casserole

Há 64 anos no Largo do Arouche, serve pratos clássicos da culinária francesa, como terrine de foie gras, escargots e linguado à Meuniére, com manteiga derretida, salsinha e limão.

Onde: Largo do Arouche, 346, República, São Paulo-SP

Telefone: (11) 3331-6283

La Central

Fica dentro do Copan esse restaurante mexicano "de raiz", com destaque para os diversos tipos de tacos – vale pedir o de carne de porco com purê de feijão, torresmo e pimenta verde.

Onde: Avenida Ipiranga, 200, loja 53, República, São Paulo-SP

Telefone: (11) 3214-5360

Sorveteria do Centro

A confeiteira Saiko Izawa faz sorvetes do tipo soft – com a mesma textura daqueles encontrados em famosas redes de fast-food. Os sabores vão desde leite com baunilha até jabuticaba e devem variar.

Onde: Rua Epitácio Pessoa, 94 – República, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3129-8735

Sobre o autor

Pedro Marques já trabalhou em redações e restaurantes, viajou bastante pelo Brasil e pelo mundo para comer e beber bem e trabalha como jornalista de gastronomia desde 2010.

Sobre o blog

Aqui você fica sabendo sobre as coisas mais “daora” dos bares e restaurantes de São Paulo! E outras nem tão daora assim.

Blog Daora